A Psicoterapia
- Estephanie Mognatto
- 27 de ago.
- 2 min de leitura
Todo cliente que procura a psicoterapia, procura o sagrado. O resgate da totalidade do seu existir. O sagrado tem a ver com a relação de si e do outro. Da fé, da transformação. De compreender melhor a si e o mundo.
"O sagrado é dar conta da minha miséria para não desistir de mim. É olhar para mim de um jeito novo. É eu reconstruir a minha/ a sua história através da minha/sua graça. É provocar o encantamento. Provocar um novo vigor. É oferecer o meu coração para alguém que está sofrendo. É utilizar uma palavra que devolva um pouco de esperança em um momento de tanta desolação. É restituir o meu amor próprio. É respeitar a privacidade do outro. É lutar para não perder a dignidade. É buscar pessoas que te amem de verdade. Perceber o que está ao redor do seu problema. É permitir que as lágrimas que lavam o rosto, lavem também a alma. É viver com serenidade, compromisso. É pensar nas questões da vida. Pensar nas questões humanas.”
Por mais que o indivíduo considere ter um grande autoconhecimento, quando por algum motivo esbarra em situações as quais ele não consegue dar respostas que lhe sejam satisfatórias com os recursos que domina, surge a necessidade de ampliar a consciência a seu próprio respeito.
O objetivo de um processo psicoterapêutico é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas neste processo.
Há diversos motivos para procurar a psicoterapia, mas dois em especial são os que resumem praticamente tudo. O primeiro é para o autoconhecimento, pelo fato de não estar satisfeito com algum comportamento seu ou do outro, não conseguir interagir de forma plena consigo e com o mundo a sua volta. O segundo, que vem junto com o primeiro, é por uma questão mais focada, objetiva: uma doença mental já instalada ou prestes a desencadear.

Tem gente que se acha tímido, tem gente que se acha agitado demais! Tem gente que não sabe o que fazer com os filhos, com a vida depois de certa idade, não consegue lidar mais com seus projetos, dificuldades de relacionamentos e uma infinidade de questões humanas! Não importa o motivo em si, ele carrega sentimentos desagradáveis e que nos paralisam.
Hoje em dia, no corre e corre, não paramos para olhar para nós mesmos, para a forma como vivemos e nos relacionamos. Chega uma hora em que o nosso corpo se expressa. Há muitas doenças atuais (como depressão, ansiedade, pânico, Toc entre outras) que estão circulando de forma mais exposta na sociedade.
É preciso levar a sério a necessidade de fazer terapia! Faz parte da saúde do corpo e da mente!
Trata-se de um investimento com repercussões para a vida toda, já que a terapia possibilita um maior conhecimento sobre si e propicia que o sujeito possa criar maneiras de lidar com aquilo que o acomete.




Comentários